Complemento: Dicionário de Formas-Acorde para Violão/Guitarra

Esta publicação é um complemento à publicação “Que acorde é esse?”, onde explico a construção, nomeação e cifragem de todos os acordes de três notas possíveis no sistema de 12 notas. Ainda que este dicionário possa ser utilizado sozinho, recomendo a leitura do texto do qual ele é complemento para que este faça mais sentido. Há outro complemento à publicação “Que acorde é esse?”: um midi pack de todas as transposições e rotações de todos os tricordes em posição aberta e fechada, que pode ser acessado aqui.

Inicialmente, pretendia criar um dicionário de acordes, contendo todas as transposições de todos os tricordes em posição fechada e aberta com a fundamental nas cordas E, A e D. Uma conta rápida me dissuadiu: são 19 tricordes base, em três rotações, em dois tipos de posição, começando em três cordas diferentes e em doze transposições. Isso totalizaria 3420 acordes a serem individualmente notados e, ainda que a ideia seja tentadora, não disponho do tempo para fazê-lo agora – outro dia, quem sabe.

Optei, portanto, por um dicionário de formas-acorde nas três rotações, nas duas posições, começando em E, A e D. Por forma-acorde, quero dizer: um padrão que pode ser movido ao longo do braço da guitarra para formar o mesmo tipo de acorde em diferentes tonalidades.

Entendendo o Dicionário de Formas-Acorde

O dicionário apresenta as formas tricorde ordenadas pela numeração da classe de conjunto. Cada tricorde é apresentado em três transposições, uma com a nota mais grave na corda E, uma na corda A e uma na corda D.

No título, em negrito, a forma normal da classe de conjunto começando em 0 é seguida da numeração 3-n. Na linha abaixo, apresento a cifragem das três transposições usadas – sempre C, F e G como fundamental da cifra.

Primeiramente são apresentadas as 3 rotações de C, depois de F e depois de G, geralmente com C tendo o baixo na corda E, F em A e G em D, mas há vezes em que isso é pouco prático – porque avançaria muito além da 12ª casa – e opto por jogar colocar o baixo em outra corda. De qualquer modo, em todos os casos você encontrará uma forma acorde para cada rotação com o baixo em uma das cordas.

Atente para o fato de que, raramente, a fundamental da cifra é a primeira nota do tricorde em forma normal.

Cada transposição é separada por uma barra de compasso. Os três primeiros “compassos” são o tricorde em posição fechada e ocupam o primeiro sistema (linha). As segundas três são o tricorde em posição aberta.

[P.S.:

Depois de ter postado isso, me toquei que seria bom ter um dicionário de classe de conjunto para cifra de cada transposição de cada tricorde. Criei um complemento adicional contendo este material.]

Divirta-se e, se encontrar algum erro ou tiver sugestões, estou sempre dispon´íel em contato@outrasharmonias.com.br.